Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA SUPLEMENTAÇAO NUTRICIONAL ORAL NO ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTE IDOSA LONGEVA: UM RELATO DE CASO

Introdução

Durante o processo de envelhecimento é comum observar alterações na ingestão alimentar e estado nutricional, que são agravadas pela idade longeva e presença de doenças, como a Doença de Alzheimer (DA).
Os idosos residentes em instituições de longa permanência para idosos (ILPI) apresentam maior risco de desnutrição.

Objetivos

Relatar o impacto da suplementação nutricional oral (SNO) no estado nutricional de uma paciente idosa longeva com Doença de Alzheimer residente de uma ILPI.

Método

Paciente 91 anos, sexo feminino, com diagnóstico prévio de DA e hipertensão arterial sistêmica, residente de uma ILPI. Em dezembro de 2022, apresentava quadro de desnutrição com peso = 41,65Kg, IMC = 18,5Kg/m², CB = 28cm e CP = 32cm, aceitando em média 58% da dieta via oral. Apresentava constipação com fezes tipo 2 conforme escala de Bristol. Neste momento foi inciada a intervenção com SNO, utilizando Energyzip® Sênior (Prodiet Medical Nutrition), fornecendo 222kcal, 14g de proteínas, 4,4g de fibras, além de carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais.

Resultados

As reavaliações foram realizadas mensalmente, apresentando uma evolução positiva. Um mês após o início da suplementação, a paciente apresentou peso = 42,1Kg, IMC = 18,7Kg/m², aceitando em média 66% da dieta via oral e 100% da suplementação. Apresentou melhora do hábito intestinal com fezes tipo 3 conforme escala de Bristol. Em março de 2023, a paciente apresentou peso = 42,6Kg, IMC = 18,9Kg/m², aceitando em média 75% da dieta via oral e 100% do suplemento. Após 90 dias de suplementação, em abril, a paciente apresentou aumento expressivo de peso = 50,4Kg, com melhora do estado nutricional, classificado como eutrofia com IMC = 22,4Kg/m², CB = 29,5 cm e CP = 35cm. Houve aumento da aceitação da dieta via oral (83%) e consumindo 100% do SNO. Hábito intestinal regular mantido.

Discussão

É recomendada a inclusão de SNO hiperproteico na terapia nutricional dos indivíduos idosos desnutridos e com baixa aceitação alimentar, para garantir o aporte nutricional adequado. A “anorexia do envelhecimento”, como é chamada, pode afetar o estado nutricional e cursar com desnutrição. Além disso, o baixo peso está associado à maior risco de dependência e incapacidade funcional. Estudos mostram que intervenção com SNO aumenta a ingestão calórica e proteica e melhora o estado nutricional de idosos com DA. Outro problema normalmente observado em idosos, é a constipação, atingindo até 34% das idosas. Um dos principais pontos de atenção para resolver o problema é o consumo adequado de fibras, que normalmente está reduzida na população idosa.

Conclusão

O uso de SNO pode ter contribuído para os resultados positivos no ganho de peso e na recuperação do estado nutricional da paciente, considerando especialmente a oferta de energia e proteínas. A presença de fibras no suplemento pode ter melhorado o hábito intestinal e consistência das fezes.

Palavras Chave

Estado Nutricional; Idosos; Suplementação Nutricional Oral;

Área

Nutrição no envelhecimento

Instituições

Prodiet Medical Nutrition - Paraná - Brasil, Residencial Geriátrico Lar Doce Lar - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

CAROLINA MARIA MARTINS BEHLE, ANA CLAUDIA ZANINI, RAISSA LEONELLO BELLOTTI, GABRIELA FARIA OLIVEIRA