Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

DIAGNOSTICO DO TEMPO DE JEJUM PRE E POS-OPERATORIO DE CIRURGIAS ELETIVAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO

Introdução

Sabe-se que a redução do tempo de jejum pré e pós-operatório é uma conduta segura e que impacta positivamente na recuperação do paciente. O primeiro passo proposto pelo Projeto ACERTO é a auditoria, visando confrontar o imaginário versus realidade das práticas realizadas na instituição, bem como auxiliar na identificação de obstáculos para a implementação dos protocolos de aceleração da recuperação pós-operatória.

Objetivos

Apresentar o cenário atual relacionado ao tempo de jejum pré e pós-operatório de um hospital universitário.

Método

Estudo de coorte prospectivo, conduzido de novembro de 2022 a maio de 2023, com pacientes admitidos para cirurgias eletivas. Foram excluídos pacientes com menos de 18 anos, submetidos a procedimentos de emergência, não contactantes e sem acompanhantes, e aqueles que não aceitaram participar do estudo. Aprovado pelo Comitê de Ética sob o número 63948022.0.0000.0096. Os dados foram apresentados em média e desvio padrão ou mediana e intervalo interquartil (IIQ: P25-P75), e aplicado o teste de normalidade Shapiro-Wilk. Quando aplicável, teste t pareado ou Wilcoxon e qui-quadrado foram utilizados. Regressão logística foi utilizada para verificar a associação entre o tempo de jejum e as variáveis (presença de náusea vômito pós-operatório, sensação de sede e fome antes e após o procedimento cirúrgico, tempo de internação), considerando tempo de jejum ≤12h, ajustado para idade e sexo, com intervalo de confiança de 95%. O nível de significância considerado foi de p-valor < 0.05.

Resultados

Foram avaliados 154 participantes com idade média de 53 anos e três dias de internação hospitalar. Destes, 68 foram submetidos a cirurgias gastrintestinais. A mediana de tempo de jejum pré-operatório foi de 14,0 horas, enquanto no pós-operatório foi de 2,0 horas. Quando o tempo de jejum foi ≤12h, os pacientes relataram menor intensidade de sede após o procedimento [OR 1.26 (0,97-1.64), p=0.078]. Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos para as demais variáveis analisadas.

Discussão

Nesta instituição, tradicionalmente é prescrito jejum a partir da 00h, independente do horário previsto para a cirurgia. Os resultados vão de encontro com os dados do estudo multicêntrico BIGFAST, conduzido em hospitais brasileiros. Embora não encontrada diferença significativa para a maior parte das variáveis estudadas, destaca-se como limitação a impossibilidade de análises com tempo de jejum ≤6 horas para sólidos e ≤2 horas para líquidos claros devido ao tamanho da amostra, visto que somente 20% (n=30) dos pacientes identificados foram submetidos a jejum ≤12h.

Conclusão

O tempo de jejum pré-operatório encontrado está acima do recomendado pelo Projeto Acerto, o que pode intensificar a resposta orgânica ao trauma e causar desconfortos ao paciente. Os dados do presente estudo serão utilizados para desenvolver protocolos de abreviação de jejum para a instituição.

Palavras Chave

JEJUM; CIRURGIA; NUTRIÇÃO

Área

Nutrição no perioperatório

Instituições

COMPLEXO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

LANNAY FERREIRA DA SILVA, JENIFER FARIA KRUGER, TALITA DUARTE DE OLIVEIRA, ALICE FREITAS DA SILVA, GIOVANNA PERUSSULO, ESTELA IRACI RABITO