Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

IMPORTANCIA DA TRIAGEM NUTRICIONAL COMO FERRAMENTA PARA INICIO DA SUPLEMENTAÇAO ORAL E MELHOR DESFECHO DO PACIENTE COM RISCO NUTRICIONAL EM UM HOSPITAL PRIVADO ACREDITADO.

Introdução

A desnutrição hospitalar é considerada um problema mundial de saúde pública, tendo estudos que mostram uma prevalência entre 48% e 60% em indivíduos hospitalizados, acarretando vulnerabilidade imunológica, aumento do tempo de hospitalização, elevada morbimortalidade, maior suscetibilidade a infecções, entre outros problemas que interferem no prognostico do paciente. Avaliar o estado nutricional dos pacientes de maneira precoce nas primeiras 24 horas da sua admissão hospitalar, utilizando instrumentos de triagem, mostra-se fundamental para identificar aqueles que se encontram desnutridos ou em risco nutricional, direcionando para uma intervenção nutricional adequada, e contribuindo para a diminuição de desfechos clínicos desfavoráveis.

Objetivos

Avaliar o desfecho clínico de pacientes internados que iniciaram o uso de suplementação oral especializada a partir de triagem nutricional precoce.

Método

Estudo transversal feito com 897 pacientes admitidos em um hospital particular acreditado em João Pessoa-PB entre abril e maio de 2023. A amostra foi calculada considerando os pacientes triados em até 24 horas da admissão e submetidos a uma avaliação de risco nutricional através da utilização da ferramenta Nutrition Risk Screening (NRS-2002). Foram excluídos da avaliação pacientes com internamento inferior a 24 horas, com idade inferior a 18 anos e com indicação de terapia enteral ou parenteral.

Resultados

Dos 897 pacientes avaliados, 476 (53%) apresentaram risco nutricional na triagem e iniciaram a terapia nutricional utilizando suplemento nutricional oral de 1 a 3 unidades por dia. Os pacientes e acompanhantes foram orientados quanto a importância e benefícios da suplementação, o que contribuiu para a adesão ao tratamento. A prevalência de desnutrição nos pacientes em uso de suplementação oral especializada foi de 6% (31 pacientes) e apenas 2% do total de pacientes internados na instituição. Com relação ao perfil epidemiológico, 67% dos pacientes tinham idade superior a 60 anos e 58% eram do gênero feminino. As principais patologias foram doenças infecciosas (42%) e neurológicas (40%). Quanto ao tempo médio de internação, 79% dos pacientes permaneceram no hospital por menos de 10 dias, enquanto 20% ficaram de 10 a 30 dias e 1% ultrapassou 30 dias. Com relação ao desfecho dos pacientes em terapia nutricional, 94% receberam alta hospitalar e 6% foram a óbito.

Conclusão

A assertividade assistencial através de condutas bem estabelecidas contribuiu para a baixa prevalência de desnutrição hospitalar. Os achados desse estudo reforçam a importância de uma abordagem abrangente e proativa como a triagem nutricional precoce, início da terapia nutricional oral e indicam que as boas práticas adotadas no hospital foram eficazes, corroborando com estudos que destacam a importância de intervenções nutricionais adequadas na redução da desnutrição hospitalar e melhor prognóstico para os pacientes internados.

Palavras Chave

TRIAGEM NUTRICIONAL; TERAPIA NUTRICIONAL; DESNUTRIÇÃO

Área

Avaliação Nutricional

Instituições

Mederi Saúde - Paraíba - Brasil

Autores

PRISCYLLA MAYARA GOMES, CECILIA PIMENTEL DE ALMEIDA FELISMINO DA SILVA, KARLA THUANY DE OLIVEIRA SANTOS