Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

IMPLEMENTAÇAO DO PROTOCOLO DE INTERAÇAO DROGA-NUTRIENTE E SUA IMPORTANCIA NA TERAPIA NUTRICIONAL DOS PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE

Introdução

A administração de fármacos concomitante a administração de alimentos é bastante comum no ambiente hospitalar, mesmo sendo disseminado a interação entre eles. O processo de absorção entre as substâncias podem ser dependentes em um processo de interação, podendo causar uma ação e/ou toxicidade de uma ou ambas as substâncias e até mesmo alteração da disponibilidade, que podem derivar de interações físico-químicas, onde ocorre uma complexação entre as substâncias, patofisiológica, pela alteração da via metabólica dos nutrientes, pela ação dos fármacos ou fisiológica, mediada, por exemplo, pela alteração do esvaziamento gástrica, no qual, a internação fármaco-nutriente é um desafio de farmacovigilância, no monitoramento de eventos decorrentes do negligenciamento quando as pausas na dieta.

Objetivos

Trata-se de um processo de implementação e vigilância do protocolo de interação droga-nutriente em um hospital acreditado de João Pessoa – PB, buscando disseminar os fármacos que possuem maior interação com nutrientes, visando estabelecer tempos corretos de pausas de dietas enterais, visando diminuir o negligenciamento do jejum, interações severas entre ambos e educar a equipe assistencial, bem como, os familiares e pacientes para o cuidado em domicílio.

Método

A implementação do protocolo foi realizada em conjunto com a equipe de nutrição e farmácia clínica da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN), no qual foi criado uma tabela com todos os fármacos utilizados na unidade que possuem interação com nutrientes, descrevendo as ações que devem ser tomadas. Além disso, os principais medicamentos utilizados no hospital serão sinalizados na aba de prescrição da nutrição, gerando um alerta de pausa de dieta enteral para a equipe de enfermagem. Será implementado nos itens de monitoramento a auditoria de pausas de dietas, no qual as nutricionistas irão visitar o paciente em algum horário de administração da medicação para verificar a pausa correta das dietas, gerando notificações em causas de não conformidade e planejamento de treinamentos com as equipes assistenciais.

Resultados

Espera-se reduzir a interação droga - nutriente para garantir a melhor biodisponibilidade do fármaco no tratamento da patologia proposta, diminuir o negligenciamento do jejum, evitando assim, a desnutrição hospitalar, bem como, educação continuada com equipes e familiares e ampliar a cultura de segurança dentro da unidade, garantindo assim, a segurança do paciente dentro da unidade hospitalar clínica e intensiva.

Conclusão

A assertividade do protocolo se deu através da sinalização visível das interações dentro do prontuário eletrônico em conjunto com as auditorias realizadas pela equipe de nutricionistas, garantindo uma comunicação efetiva e segura.

Palavras Chave

INTERAÇÃO DROGA-NUTRIENTE; TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL; SEGURANÇA DO PACIENTE;

Área

Cuidados em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (vias, técnicas, formulações e outros)

Instituições

Mederi Saúde - Paraíba - Brasil

Autores

CECÍLIA PIMENTEL DE ALMEIDA FELISMINO DA SILVA, KARLA THUANY DE OLIVEIRA SANTOS, PRISCYLLA MAYARA GOMES, ANNE KALIERY DE ABREU ALVES