Dados do Trabalho
Título
CORRELAÇAO ENTRE ANGULO DE FASE E PARAMETROS BIOQUIMICOS EM PACIENTES RENAIS CRONICOS EM TRATAMENTO CONSERVADOR
Introdução
O ângulo de fase (AF) é uma variável que pode ser determinada a partir da bioimpedância elétrica (BIA) e, sua relação com fatores nutricionais é controversa.
Objetivos
Correlacionar o ângulo de fase com parâmetros bioquímicos de pacientes renais crônicos atendidos em hospital público do nordeste.
Método
Estudo transversal, com adultos e idosos, de ambos os sexos, que estavam em tratamento não dialítico. Foram coletados idade, hemoglobina, creatinina e albumina séricas e proteína C-reativa. O trabalho foi aprovado pelo CEP/UFPE sob nº de paecer 4.762.310.
Resultados
Foram avaliados 140 pacientes, idade média de 57,0 ± 13,5 anos, sendo 44,28% de idosos. O AF apresentou correlação positiva com a hemoglobina em ambos os sexos (r/F= 0,274 e r/M= 0,509). Além disso, foi observada nos homens, correlação negativa com a creatinina (r=-0,212), justificado por fisiologicamente possuírem maior massa muscular esquelética.
Conclusão
Diante dos resultados, conclui-se que houve correlação entre o AF e parâmetros bioquímicos, como hemoglobina e creatinina. São necessárias investigações mais consistentes, para que seja ampliada sua utilização na pratica de Nutrição Clínica.
Palavras Chave
DOENÇA RENAL CRÔNICA; ESTADO NUTRICIONAL; AVALIAÇÃO NUTRICIONAL; MASSA MUSCULAR; IMPEDÂNCIA ELÉTRICA;
Área
Nutrição em doenças crônicas
Instituições
HC - UFPE - Pernambuco - Brasil, UFPE - Pernambuco - Brasil
Autores
CINTHIA KATIANE MARTINS CALADO, GERALDO JOSÉ DE AMORIM, CLAUDIA PORTO SABINO PINHO, MARIA GORETTI PESSOA DE ARAÚJO BURGOS