Dados do Trabalho
Título
PERFIL ANTROPOMETRICO DE PACIENTES DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO MEDIO VALE DO ITAJAI (SC)
Introdução
A avaliação nutricional tem como objetivo identificar os distúrbios nutricionais do paciente, possibilitando intervenções adequadas que favoreçam a saúde do indivíduo. Estas avaliações devem ser realizadas o mais precocemente possível após a internação hospitalar, com o intuito de rastrear e identificar os pacientes que necessitam de intervenções específicas. A avaliação antropométrica faz parte da avaliação nutricional e indica dados objetivos.
Objetivos
Analisar o perfil antropométrico de pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva (UTI) localizada no médio vale do Itajaí (SC).
Método
Trata-se de um estudo quantitativo e exploratório. Para a avaliação antropométrica, foram coletados semanalmente os seguintes parâmetros: peso aferido ou peso estimado, altura estimada, índice de massa corporal (IMC), circunferência do braço (CB), circunferência do abdome (CA), circunferência da panturrilha (CP) e espessura do músculo adutor do polegar (EMAP).
Resultados
Os pacientes permaneceram 22,50± dias internados no hospital. Os pacientes que apresentaram alta hospitalar permaneceram menos tempo internados quando comparados aos pacientes que foram a óbito: os pacientes que receberam alta (n=29) permaneceram 13,90± dias internados, enquanto os pacientes que foram a óbito (n=26) permaneceram 30± dias internados. A perda de peso foi de 7,66%±, classificada como uma perda grave. A EMAP mediana final encontrada no sexo feminino foi de 11,00 mm e masculina de 11,50 mm, classificada como “desnutrido”.
Conclusão
Os pacientes graves internados na UTI estudada apresentaram significativa perda de peso e depleção de massa magra durante a internação.
Palavras Chave
ESTADO NUTRICIONAL; UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA; DESNUTRIÇÃO.
Área
Nutrição em UTI
Autores
TALITA POLLI RAMOS, VANESA STOLF, SUSANE FANTON, JOZIANE NAIARA THUROW, EVANIR ABREU