Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇAO DO ESTADO NUTRICIONAL COM RISCO DE SARCOPENIA EM IDOSOS INTERNADOS EM HOSPITAL UNIVERSITARIO

Introdução

A sarcopenia é uma síndrome geriátrica caracterizada pela perda de massa associada a perda da função muscular, que está diretamente relacionada ao aumento do tempo internação hospitalar, aumento nas taxas de readmissões hospitalares e aumento da mortalidade, além de ser elencada como importante fator na redução da qualidade de vida.

Objetivos

Avaliar a associação do risco de sarcopenia com o estado nutricional em idosos internados em hospital universitário

Método

Trata-se de estudo observacional de corte transversal realizado com pacientes de 60 anos ou mais internados no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF). Dados sociodemográficos e clínicos foram coletados a partir dos prontuários clínicos. O risco de sarcopenia foi definido através da aplicação do questionário SARC-Calf nas primeiras 72h de internação hospitalar, sendo considerados em risco aqueles que pontuavam ≥11. Dados antropométricos foram aferidos e o estado nutricional determinado a partir do IMC de acordo com a classificação da OMS para idosos. Os dados foram expressos em frequências absoluta e relativa. Análises estatísticas foram realizadas utilizando o software SPSS versão 15,0 e as comparações foram feitas através do teste qui-quadrado, sendo considerado significativos resultados com valor p<0,05.

Resultados

Foram avaliados um total de 51 idosos hospitalizados, com média de idade de 70,4 ± 0,97 anos, sendo 52,9% (n=27) do sexo feminino. A prevalência do risco de sarcopenia foi de 43,1%(n=22), sem diferença significativa entre os sexos (p=0,53). O diagnóstico nutricional de baixo peso foi positivamente correlacionado com o risco de sarcopenia (p<0,01), não sendo observadas diferenças significativas nas demais classificações do estado nutricional.

Discussão

A desnutrição do idoso, cuja etiologia multifatorial envolve mudanças fisiológicas na composição corporal, redução da ingestão alimentar por diversos fatores externos e diminuição da absorção, mostrou-se diretamente relacionada ao risco de sarcopenia quando avaliado pela ferramenta SARC-Calf, sendo os idosos com baixo peso mais propensos a desenvolver a síndrome geriátrica. Este estudo salienta a relação existente entre esses dois fatores. Cabe ressaltar que a avaliação da massa muscular possui relevância na prática clínica, e auxilia na complementação da avaliação nutricional para melhor direcionamento de condutas.

Conclusão

Idosos com baixo peso tem maior risco de sarcopenia. Os achados reforçam a necessidade de maior atenção e detecção precoce do risco de sarcopenia em idosos no ambiente hospitalar, pois este caracteriza-se como adjuvante na identificação das demandas de atuação de equipe multiprofissional e direcionamento das intervenções positivas que possam impactar diretamente nos desfechos clínicos.

Palavras Chave

SARCOPENIA; ESTADO NUTRICIONAL; AVALIAÇÃO NUTRICIONAL; MASSA MUSCULAR

Área

Avaliação Nutricional

Instituições

Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

MANUELA DE ABREU NASCIMENTO, LAURA KAWAKAMI CARVALHO, CRISTINE MEIRELES MENDES CARNEIRO, TAINÁ BORGES ALBUQUERQUE, THAIS MESQUITA DA SILVA, FABIANA POLICARPO DE OLIVEIRA, BRUNA FERREIRA ANTUNES, NINA DA MATTA ALVAREZ PIMENTA