Dados do Trabalho
Título
CONSUMO CALORICO PROTEICO DE PESSOAS IDOSAS COM OBESIDADE
Introdução
Com o aumento geral da expectativa de vida é importante conscientizar-se para o fato de que a longevidade não está necessariamente ligada à saúde. Além das alterações fisiológicas que ocorrem com o envelhecimento, a obesidade é fator de risco para inúmeras doenças, além de limitante para algumas atividades do dia a dia.
Objetivos
Analisar o consumo calórico e proteico de pessoas idosas com obesidade.
Método
A amostra foi composta por 104 indivíduos idosos (com mais de 65 anos de idade), obesos (IMC ≥30 kg/m²), de ambos os gêneros. A análise da ingestão calórica e proteica foi realizada no software DietBox®, considerando-se os três dias de recordatório alimentar de cada participante. Após obter-se a média de consumo calórico e proteico de cada participante, foi calculado no software Microsoft Excel® o consumo médio e desvio-padrão de todos os participantes.
Resultados
A idade média dos participantes foi de 72 anos (±5,90), com peso e IMC médios de 84,60 kg (±12,10) e 34,18 kg/m² (±3,87), respectivamente. O consumo calórico médio foi de 1552,63 Kcal (±453,34), enquanto o proteico foi de 67,55g (±24,9) o que representa 0,81g/kg (±0,30).
Conclusão
Considerando-se a diretriz BRASPEN de terapia nutricional no envelhecimento (2019), o consumo médio calórico e proteico estão abaixo do recomendado para idosos. Além disso, observa-se um baixo consumo calórica em um população obesa, o que reforça a necessidade de avaliação e orientação dietética com foco na qualidade alimentar e não apenas o consumo calórico destes indivíduos.
Palavras Chave
PESSOA IDOSA; OBESIDADE; NUTRIÇÃO DO IDOSO; INGESTÃO DE ENERGIA
Área
Nutrição no envelhecimento
Instituições
Faculdade de Medicina - USP - São Paulo - Brasil, PUCPR - Paraná - Brasil
Autores
MAGDA ROSA RAMOS DA CRUZ, KAUANE FÉLIX IGNÊZ, HAMILTON ROSCHEL, BRUNO GUALANO, ALICE ERWIG LEITÃO, GERSIEL OLIVEIRA JUNIOR, RAFAEL GENARIO, TATHIANE CHRISTINE FRANCO