Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

OFERTA GOURMET: AUTONOMIA ALIMENTAR DO PACIENTE HOSPITALIZADO

Introdução

A alimentação por via oral (VO) dentro do ambiente hospitalar além de contribuir para fornecer aporte nutricional adequado, está associada a um maior conforto para o mesmo, fazendo-o participar do seu tratamento clínico. Uma produção adequada dos alimentos auxilia no aumento da qualidade nutricional e na apresentação das refeições, garantindo que todos os nutrientes sejam ofertados. Por isso, cada vez mais, se torna necessária a associação entre dieta oral hospitalar (DOH) e gastronomia, uma vez que fazer com que o paciente participe de sua escolha alimentar faz com que promova sua autonomia e melhore seu consumo e satisfação, refletindo sobretudo em melhor desfecho quanto ao combate da Desnutrição Hospitalar.

Objetivos

Proporcionar ao paciente hospitalizado a autonomia de escolha das refeições principais (almoço e jantar) para participação ativa do seu cuidado.

Método

Foram desenvolvidos 2 cardápios rotativos, cada qual contendo 3 opções de almoço, sendo uma opção vegetariana e 4 opções de jantar, sendo disponibilizada opção de lanche, além da opção vegetariana. Pacientes que possuem prescrição de dieta livre, rica em fibras, hipossódica, Diabetes melittus (DM) e variações, após 24 horas de internação são visitados pela equipe de produção, terceirizada, que através do Serviço Gourmet, passam a escolher diariamente as refeições para o dia seguinte. Durante a oferta, o paciente pode excluir algum alimento que esteja na sua opção escolhida. São excluídos desta oferta, os que possuem alguma alergia e/ou intolerância. As demais aversões são trabalhadas individualmente com as nutricionistas clínicas, que são as responsáveis por fazer as visitas de avaliação nutricional, com as devidas adaptações na dieta e orientar o paciente sobre o processo, na tentativa de viabilizar a possibilidade de escolha para o paciente.

Resultados

No período de janeiro a junho de 2023 foram oferecidas 68726 almoços e jantares aos paciente internados. Destes, 33782 (49%) foram possibilitados o Serviço de oferta Gourmet. Das dietas abrangidas, 53% eram dieta livre, 48% tinham prescrições de dieta para DM e rica em fibras e 65% correspoderam a dieta hipossódica.

Conclusão

Percebe-se que o serviço gourmet tem uma participação importante na autonomia alimentar, uma vez que corresponde cerca de metade das preparações de almoço e jantar servidos no período proposto, o que favorece aos pacientes internados, uma participação ativa no seu tratamento, além de uma melhor possibilidade de aceitação da dieta, uma vez que conseguem realizar uma escolha mais próxima do seu hábito alimentar.

Palavras Chave

DIETA E NUTRIÇÃO. DIETA. HOSPITAIS. AUTONOMIA

Área

Avaliação Nutricional

Instituições

Hospital Mãe de Deus - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

RAFAELA MACEDO NUNES, BRUNA SOUZA SILVA, DEBORA NEUBUSER CAYE, ANISIA ROBERTA HESS, CAROLINE SCHARDONG BOLIGON, JOISE MUNARI TEIXEIRA