Dados do Trabalho
Título
IMPACTO DA TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL PRECOCE NO TEMPO DE HOSPITALIZAÇAO E DESFECHO CLINICO DE PACIENTES CRITICOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Introdução
A Terapia Nutricional Enteral (TNE) é uma parte importante do tratamento de pacientes críticos, devido ao aumento da resposta metabólica e catabolismo proteico. A Nutrição Enteral Precoce (NEP) iniciada nas primeiras 24-48 horas após admissão, tem sido amplamente indicada, podendo diminuir complicações infecciosas, melhorar cicatrização e consequentemente reduzir o tempo de internação e mortalidade.
Objetivos
Avaliar o impacto da introdução precoce de TNE em relação ao tempo de hospitalização e desfecho clínico de pacientes graves em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Método
Estudo transversal em pacientes críticos admitidos na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital filantrópico de Porto Alegre, no período de abril de 2022 a abril de 2023.
Resultados
Foram avaliados 163 pacientes com idade média de 69,80±15,58 anos, sendo a maioria do sexo feminino (52,76%), com tempo de acompanhamento de 3 a 159 dias e média de 13,04±15,40 dias. Dos pacientes avaliados 70,55% tiveram início precoce da TNE, enquanto 29,45% tiveram início de terapia tardia. Houve diferença significativa (p≤ 0,05) em relação ao tempo médio de permanência para aqueles pacientes que tiveram NEP (10,86±9,09) e os paciente que não receberam a NEP precoce tiveram associação estatisticamente significativa com óbito (p=0,040).
Conclusão
Foi observado que o início precoce da TNE teve associação com menor desfecho de óbito e menos tempo de permanência na UTI.
Palavras Chave
UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA; TERAPIA NUTRICIONAL; NUTRIÇÃO ENTERAL; HOSPITALIZAÇÃO.
Área
Nutrição em UTI
Instituições
HOSPITAL SAO LUCAS DA PUCRS - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
CAMILA BRANDAO BUENO