Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DE METODOS DE TRIAGEM E AVALIAÇAO NUTRICIONAL IMPLEMENTADOS EM HOSPITAIS BRASILEIROS

Introdução

A desnutrição é uma condição prevalente em hospitais (até 60% do total de pacientes) e impacta negativamente no prognóstico clínico, aumentando tempo de internação e custos. Dessa forma, tem sido fortemente recomendada, a aplicação de métodos de triagem nutricional para identificar precocemente o risco de desnutrição e implantar estratégias para combatê-la. Em pacientes com risco nutricional, recomenda-se a avaliação nutricional, que é a verificação mais detalhada de variáveis clínicas, laboratoriais, antropométricas e dietéticas, com o objetivo de identificar e classificar o estado nutricional para instituir a terapia nutricional (TN).

Objetivos

Verificar a existência de protocolo de triagem e avaliação nutricional nos hospitais brasileiros e identificar quais os instrumentos mais utilizados na prática da assistência nutricional de pacientes hospitalizados.

Método

Estudo observacional descritivo, cujo instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário aplicado em formato remoto através da plataforma virtual “Google Forms”, respondido voluntariamente por nutricionistas e médicos atuantes em TN hospitalar, no mês de julho de 2023, com amostragem por conveniência não-probabilística. As respostas foram anônimas, sigilosas e foi disponibilizado termo de concordância. Os dados coletados foram agrupados em planilhas do software Excel, organizados por estados, e calculadas frequência absoluta(n) e relativa(%).

Resultados

Após exclusão das duplicidades (12), foram obtidas 53 respostas de profissionais de hospitais de 22 estados, com predominância do DF (18,9%) e SP(11,3%); a maioria (92,5%) era de médio e grande porte e 67,9% eram públicos. Sobre a existência de triagem do risco nutricional, 98,1% afirmaram haver protocolo na instituição. Os métodos de triagem prevalentes foram NRS/2002 (77,3%) e ASG (7,55%). Naqueles hospitais onde foi citada a especialidade de pediatria, a ferramenta Strong Kids predominou em 87,5% das respostas. Observou-se a conformidade em 94,3% da amostra com o prazo para a realização da triagem nutricional em até 72 h da admissão. Em 79,2% observou-se a existência de protocolo institucional de avaliação nutricional, assim como foram apontados vários métodos de avaliação. Os mais citados foram o GLIM (Iniciativa Global de Liderança em Desnutrição), presente em 25,6% das respostas, Avaliação nutricional com antropometria + parâmetros clínicos/bioquímicos/dietéticos (23%) e ASG (Avaliação Subjetiva Global) em 12,8%. A inexistência de protocolo de avaliação nutricional foi identificada em 30% dos hospitais privados versus 8,6% dos hospitais públicos.

Conclusão

Os protocolos de triagem e avaliação nutricional e seus respectivos instrumentos identificados neste estudo apresentaram-se em concordância com a literatura científica. No entanto, maiores esforços precisam ser implementados no serviço privado a fim de identificar pacientes hospitalizados com desnutrição.

Palavras Chave

DESNUTRIÇÃO, AVALIAÇÃO NUTRICIONAL, RISCO NUTRICIONAL

Área

Avaliação Nutricional

Autores

LEICIANE MARTINS ANDRADE, GABRIELA OLIVEIRA LEMOS, ERICA LIMA SILVA FREITAS, GEOVANNA TORRES PAIVA