Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

INTERVENÇAO MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DA SINDROME DE FOURNIER EM PACIENTE OBESO: UM RELATO DE CASO

Introdução

A Síndrome de Fournier (SF), também conhecida como Gangrena de Fournier, é uma fasciite necrosante que acomete o períneo, genitália externa, tecido subcutâneo e fáscia, podendo estender-se à região dorsal, aos membros superiores e ao retroperitônio. Frequentemente estas lesões se tornam porta de entrada de microrganismos, estas podem se agravar e culminar em quadros de sepse, falência múltipla de órgãos e à morte.

Objetivos

Avaliar o impacto da suplementação oral específica para cicatrização de feridas no tratamento na síndrome de fournier.

Método

Homem, 48 anos, com índice de massa corporal de 42,93kg/m², obesidade grau III conforme classificação da OMS, com histórico de diabetes mellitus tipo II, hipertensão arterial sistêmica, admitido em virtude de lesão extensa de rápida evolução em região perianal. O cálculo calórico e proteico foi realizado pela regra de bolso com os valores 25kcal/kg de peso ideal/dia e 1,5gr/kg de peso ideal/dia, resultando em 2025 kcal e 121,5 gramas de proteína/dia respectivamente. A terapia nutricional (TN) foi instituída no terceiro dia após a internação, pós admissão na Comissão de Tratamento de Feridas. A TN teve como princípio a ingestão adequada de macronutrientes, incluindo suplemento específico para auxiliar no processo de cicatrização, hipercalórico, hiperproteico contendo arginina e prolina, com consumo de 2 unidades de 200ml/dia no período da manhã e tarde, além de controle da variabilidade glicêmica e medidas de controle da diarreia, possivelmente induzida pelo uso prolongado de antibiótico de amplo especto (vancomicina) comumente associado ao tratamento deste tipo de doença. Visando auxiliar no controle da diarreia institui-se o uso de fibra solúvel e probiótico (8,6 gramas/ 1sachê de 2g / administrados 2 vezes ao dia, diluído em suco).

Resultados

Durante a intervenção, houve pouca alteração no estado nutricional, observando-se perda de cerca de 2kg durante a internação (139,1→137,0Kg), visto que houve pequena variação da ingestão alimentar e pela realização da conscientização quanto a importância da alimentação equilibrada, nas fases de cicatrização de feridas. Concomitante a equipe de enfermagem manteve por 14 dias limpeza com Poli-hexanida (PHMB) + Sulfadiazina de prata + Laserterapia. Após o ciclo de descontaminação iniciou-se curativo com hidrogel associado ao alginato + laserterapia. Após realização de enxertia, que ocorreu cerca de 27 dias após a admissão hospitalar e a alta que ocorreu 35 dias após a admissão, observou-se melhora de cerca de 80% da lesão, sendo que 20% restante representa o interglúteo que se fechará por segunda intenção.

Conclusão

A estratégia de suplementação oral demonstrou-se segura e eficaz para cicatrização de lesão de fournier, reduzindo o tempo de internação e as possíveis complicações.

Palavras Chave

GANGRENA DE FOURNIER; FASCIITE NECROSANTE; MORTALIDADE; SUPLEMENTAÇÃO ORAL; ARGININA; PROLINA; TERAPIA NUTRICIONAL

Área

Cuidados em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (vias, técnicas, formulações e outros)

Autores

LUCIANE FREITAS LIMA, THAIRINE OZÓRIO OLIVEIRA, LIVIA ELLEN CIRILO, JONATHAN OLIVEIRA PAIVA, MARCIA SILVÉRIO CRUZ, PAULO BRILHANTE SILVA, RENATA BRITO GONZALEZ