Dados do Trabalho
Título
OFERTA ENERGETICA GUIADA POR CALORIMETRIA INDIRETA EM PACIENTES ADULTOS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL PRIVADO NO RIO DE JANEIRO
Introdução
A calorimetria indireta (CI) é uma técnica que visa medir o gasto energético do paciente, avaliando a quantidade de calorias que o organismo consome para manter suas funções vitais. O uso em unidades de terapia intensiva (UTI) é fundamental visto que evitar subalimentação e superalimentação é um fator importante em pacientes críticos. Objetivo: Avaliar a oferta energética e a terapia nutricional através do uso da CI e comparar com as fórmulas de bolso utilizadas.
Objetivos
Avaliar a oferta energética e a terapia nutricional através do uso da CI e comparar com as fórmulas de bolso utilizadas.
Método
Estudo de coorte retrospectivo observacional com coleta e análise de dados de prontuário médico de pacientes internados na UTI de Janeiro de 2022 a Junho de 2023 com previsão de uso ventilação mecânica por mais de 7 dias. As necessidades energéticas foram guiadas pela CI nos primeiros 7 dias de UTI e as ofertas proteicas foram estimadas conforme o IMC de acordo com as diretrizes internacionais.
Resultados
Total de 24 pacientes adultos participaram desse estudo (55 ± 17 anos), 75% do sexo masculino e portadores de obesidade (42%; IMC:31,17 ± 9,4). Desses, 6 estavam sedados com propofol (25%) e 4 em diálise contínua (17%). A CI registrou média de 21 kcal/kg de peso atual (± 3,6) durante os 7 dias da doença critica. A média de calorias e proteínas recebidas foram respectivamente de 16 ± 6,1 kcal/kg de peso atual (80% de adequação) e 1,4 ± 0,3 g/kg peso ideal (89% de adequação). O tempo médio de permanência na UTI foi de 21±14,6 dias. Não houve correlação entre oferta calórica e proteica e tempo de permanência na UTI e mortalidade e não houve diferença significativa entre a oferta energética registrada pela CI e as fórmulas de bolso (pvalor: 0,27).
Conclusão
A combinação da calorimetria indireta com a terapia nutricional em pacientes críticos é fundamental para garantir a oferta adequada de calorias e nutrientes.
Palavras Chave
UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA; CALORIMETRIA INDIRETA; TERAPIA NUTRICIONAL; PACIENTE CRITICO
Área
Nutrição em UTI
Autores
VIVIANNE MAGALHAES LUDTKE, GUSTAVO GOUVEIA DE FREITAS , CAITO PETRONI LEMES , JANAINA ANDREANI VALADARES, FERNANDO DE ANDRADE CALDAS, PAMELLA DA SILVA PEREIRA, LUCIANA VIEIRA NEVES