Dados do Trabalho
Título
PONTOS DE CORTE DE CIRCUNFERENCIA DA PANTURRILHA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CANCER: UM BOM PARAMETRO PARA PREDIÇAO DE DESNUTRIÇAO?
Introdução
A desnutrição em crianças e adolescentes com câncer é um achado comum, que tende a piorar durante o tratamento antineoplásico. As medidas antropométricas são capazes de identificar a perda de massa muscular, como a circunferência da panturrilha (CP).
Objetivos
O principal objetivo deste trabalho foi propor pontos de corte para circunferência da panturrilha para identificar desnutrição em crianças e adolescentes com neoplasias malignas na vigência de tratamento antineoplásico.
Método
Estudo transversal, que incluiu todas as crianças e os adolescentes (0 a 19 anos) com diagnósticos de neoplasias malignas, avaliados no período de outubro de 2015 a abril de 2017, no ambulatório de um Instituto de Oncologia Pediátrica em São Paulo. Foram coletados parâmetros bioquímicos e antropométricos A CP foi medida pelo paciente permanecendo com a perna esquerda dobrada em ângulo de 90 graus com o joelho. A fita métrica inelástica foi posicionada na parte mais saliente da panturrilha. A média de três medidas consecutivas de CP foi obtidos no mesmo dia da avaliação. A desnutrição foi considerada quando o escore-z do IMC para a idade estava abaixo -2 desvios padrão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. As Curvas Características de Operação do Receptor (Curva ROC) foram construídas para determinar o melhor valor de corte para identificação de desnutrição, considerando o IMC como padrão-ouro. Testes paramétricos e não paramétricos foram utilizados para comparação entre grupos, além de estatística descritiva para caracterização da amostra. O nível de significância adotado foi p<0,05.
Resultados
Foram selecionados 1.794 casos (56,35% do sexo masculino). Em relação ao tipo de diagnóstico, houve maior prevalência de tumores de sistema nervoso central (n=598; 33.3%), seguidos de leucemias (n=221; 12.3%), e outros. Os valores de corte para CP, em centímetros (cm), para identificar desnutrição, segundo a faixa etária, em anos, para o sexo masculino, foram: 0 – 1 ano: ≤17,2cm; 2-5 anos: ≤ 18,8 cm; 6-9 anos: ≤23,9 cm; 10-12 anos: ≤25,3 cm; 13-15 anos: ≤28,2 cm; 16-19 anos: ≤32,0 cm; e para mulheres: 0-1 ano: ≤15,4 cm; 2-5 anos: ≤18,9 cm; 6-9 anos: ≤ 24,1 cm; 10-12 anos: ≤ 24,4 cm; 13-15 anos: ≤ 29,1 cm; 16-19 anos: ≤30,2cm;(p<0,001). A desnutrição foi observada em 30,14% da amostra, considerando a classificação pela circunferência da panturrilha, e em 13,3%, considerando o escore-z do IMC/I. Há associação entre desnutrição segundo a CP e parâmetros bioquímicos (albumina e proteína total), p<0,05.
Conclusão
Foi possível propor pontos de corte de de CP para esta população, sendo considerada um bom parâmetro de desnutrição em crianças e adolescentes com câncer, além de ser simples e de fácil aplicação na prática clínica.
Palavras Chave
CIRCUNFERÊNCIA DA PANTURRILHA; AVALIAÇÃO NUTRICIONAL; DESNUTRIÇÃO; CRIANÇAS; ADOLESCENTES; NEOPLASIAS MALIGNAS; CÂNCER
Área
Avaliação Nutricional
Instituições
Universidade de Taubaté-Hospital Universitário de Taubaté - São Paulo - Brasil, Universidade Federal de São Paulo-Departamento de Pediatria-Instituto de Oncologia Pediátrica - São Paulo - Brasil
Autores
ROBERTA LUCENA FERRETTI, PRISCILA SANTOS MAIA-LEMOS, KAREN JALORETTO TEIXEIRA GUEDES, ELIANA MARIA MONTEIRO CARAN