Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE PACIENTES RENAIS CRONICOS SUBMETIDOS A HEMODIALISE EM UMA CLINICA DE NEFROLOGIA EM VILA VELHA-ES

Introdução

A Doença Renal Crônica (DRC) consiste na perda lenta, progressiva e irreversível das funções exócrinas e endócrinas dos rins. O estado nutricional de pacientes com DRC submetidos à hemodiálise é considerado como um importante fator prognóstico, uma vez que a desnutrição proteico-calórica é uma condição muito comum vivenciada por esses indivíduos.

Objetivos

Avaliar o estado nutricional e caracterizar o consumo alimentar de pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico em uma clínica de nefrologia em Vila Velha-ES.

Método

Tratou-se de um estudo de campo descritivo, transversal e quali-quantitativo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética. Para avaliar as variáveis clínicas e sociodemográficas foi aplicado um formulário. Para a avaliação do estado nutricional utilizou-se a Avaliação Subjetiva Global de 7 pontos, o Índice de Desnutrição e Inflamação, a avaliação antropométrica e a avaliação bioquímica. O consumo alimentar foi avaliado a partir do inquérito alimentar. Os dados foram apresentados a partir de estatística descritiva e para as associações considerou-se um nível de significância p = ≤0,05.

Resultados

O estudo foi realizado com 52 pacientes de ambos os sexos, sendo a maioria homens (63,5%). A idade média dos participantes foi de 53,17 ± 13,29 anos. Evidenciou-se que, em relação ao IMC, a maioria dos adultos encontrava-se com sobrepeso e a maioria dos idosos eutróficos. Porém, outros métodos indicaram desnutrição nesse público. Percebeu-se que, dentre os métodos utilizados, o MIS foi aquele que mais indicou casos de desnutrição. Quanto ao consumo alimentar, constatou-se consumo calórico e proteico insuficientes e ingestão inadequada da maioria dos micronutrientes analisados. No que diz respeito aos exames bioquímicos, pode-se observar que a maioria dos participantes apresentavam níveis inadequados dos principais exames investigados. Observou-se uma correlação significante entre a ingestão calórica o e IMC, entre o consumo de proteína e a circunferência da panturrilha e entre o consumo de proteína e a prega cutânea tricipital independente da faixa etária (p<0,05).

Conclusão

Conclui-se que é imprescindível a utilização de todas as ferramentas e métodos disponíveis para a realização da avaliação nutricional desses pacientes, objetivando identificar precocemente a desnutrição. Averiguou-se que os participantes não apresentavam uma alimentação adequada, o que prejudica o tratamento e impacta diretamente no estado nutricional desses pacientes. Dessa forma, ressalta-se a importância de um acompanhamento nutricional de práticas de educação alimentar e nutricional contínua para minimizar os impactos da doença sobre a qualidade de vida destes indivíduos.

Palavras Chave

INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA; PERFIL BIOQUÍMICO; ESTADO NUTRICIONAL; HÁBITOS ALIMENTARES; HEMODIÁLISE.

Área

Avaliação Nutricional

Autores

DAYARA PONATH DE BRITO, MIRIAN PATRICIA CASTRO PEREIRA PAIXÃO