Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

ANALISE COMPARATIVA DE MARCADORES NUTRICIONAIS ENTRE GRUPOS DE PACIENTES COM NEOPLASIA

Introdução

A desnutrição é um risco fortemente ligado ao diagnóstico de neoplasias, uma vez que a presença de tumores acarreta o aumento do metabolismo basal.

Objetivos

Levantar e comparar os diferentes métodos de indicadores utilizados para avaliar o estado nutricional de pacientes portadores de neoplasias.

Método

: Foi realizado um levantamento de prontuários médicos de 97 pacientes com diferentes tipos de neoplasia internados em um hospital universitário. Os dados coletados incluíram informações de identificação pessoal, como sexo, idade, tipo de neoplasia, tempo de internação, dados antropométricos, exames laboratoriais, ASG (Avaliação Subjetiva Global) e NRS (Nutritional Risk Screening). As variáveis foram classificadas de acordo com a literatura: os indicadores antropométricos foram analisados conforme Frisancho (1990) e Burr & Phillips (1984), para a ASG adotou-se o modelo proposto por Detsky et al e o NRS foi analisado segundo Kondrup et al. A análise estatística envolveu os testes Qui-quadrado, Fischer e Mann-Whitney, com um nível de significância de 5%.

Resultados

Observou-se através do presente estudo uma diferença estatisticamente significativa entre as variáveis IMC (p=0,0017), CB (p=0,0004), PCT (p=0,0020) e CMB (p=0,011), sendo observado ainda que 54,6% da população estudada era pertencente ao sexo masculino. Entre todos os pacientes que participaram do estudo, 49,9% apresentaram índice de massa corporal adequado. Porém, esta mesma variável quando relacionada especificamente à neoplasia gástrica, apresentou prevalência de baixo peso entre os pacientes (42,3%). Em relação à circunferência muscular do braço, 61,5% dos pacientes com neoplasia gástrica apresentaram-se abaixo da referência utilizada (percentil 15), assim como a circunferência braquial, onde 73,1% dos pacientes também se apresentaram abaixo da referência.
Quanto ao NRS-2002, 51,5% dos pacientes se apresentaram com risco nutricional e 35,1% foram classificados como levemente desnutridos segundo a avaliação subjetiva global. Os tipos de neoplasias mais frequentemente encontradas durante este estudo foram a neoplasia coloretal (45,4%), neoplasia gástrica (26,8%), neoplasia urológica (16,5 %) e neoplasia pulmonar (11,3%). Houve uma diferença estatisticamente significativa entre NRS-2002 (p=0,036), CB (p=0,0001) e CMB (p=0,007).

Conclusão

Concluiu-se com este estudo que os métodos de indicadores nutricionais, como ASG e NRS-2002, possuem relação direta com a identificação precoce do estado nutricional do paciente oncológico, podendo os mesmos serem utilizados em conjunto a outros parâmetros para a avaliação completa do estado nutricional.

Palavras Chave

NUTRIÇÃO, ONCOLOGIA, NEOPLASIA, MARCADORES NUTRICIONAIS, ASG, NRS-2002.

Área

Avaliação Nutricional

Instituições

Pontifícia Universidade Católica de Campinas - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIELA MARIA BROLEZE