Dados do Trabalho
Título
TERAPIA NUTRICIONAL DOMICILIAR: A ATUAÇAO DO NUTRICIONISTA DO SERVIÇO DE ATENÇAO DOMICILIAR NA ASSISTENCIA AO PACIENTE EM TIMBO (SC)
Introdução
A terapia nutricional domiciliar (TND) é caracterizada como um método assistencial destinado para a recuperação do aporte nutricional de indivíduos que se encontram em suas residências e estão impossibilitados de se deslocar até a unidade de saúde devido ao seu estado patológico. A TND contempla o manejo das dietas via oral, enteral ou parenteral.
Objetivos
Apresentar a atuação do nutricionista do serviço de atenção domiciliar (SAD) na assistência ao paciente em Timbó (SC).
Método
Trata-se de um estudo descritivo quantitativo, realizado a partir de dados extraídos das consultas domiciliares realizadas pela nutricionista atuante na Policlínica de Referência de Timbó (SC) no período entre fevereiro a junho de 2023. Os dados foram alocados em um banco de dados construído no software Jamovi. As variáveis coletadas foram sexo, idade, peso em quilos, estatura em metros, necessidade de suplementação, necessidade de uso de espessante alimentar e necessidade de ajustes nos tipos de dietas.
Resultados
No total, 27 pacientes foram atendidos pela nutricionista do SAD no referido período, através de encaminhamentos da equipe multiprofissional. A partir da análise dos dados, os pacientes apresentaram 71,22± anos de idade (27,00-90,00) e a maioria dos sujeitos eram do sexo feminino, 63,00% (n=17). Quanto ao peso corporal, os pacientes apresentaram 69,32± kg (26,51-113,00) e 1,64± m de altura (1,56-1,80). Dentre os tipos de dietas utilizadas, 52% (n=14) dos pacientes estavam utilizando dieta branda, seguido de 15% (n=4) de dieta pastosa, 15% (n=4) em suporte nutricional enteral, 11% (n=3) em dieta para disfagia e 7% (n=2) em uso de dieta livre. Além disso, foi realizada prescrição de suplementação nutricional para 59% (n=16) dos pacientes e 15% (n=4) recebeu prescrição de espessante alimentar. Concomitante as prescrições, os pacientes receberam carta de encaminhamento para retirar a suplementação e o espessante na policlínica de referência da cidade, através do sistema único de saúde (SUS). Ademais, foram realizadas orientações nutricionais para todos os pacientes atendidos, além de ajustes nas dietas dos mesmos tanto nos pacientes com dieta via oral quanto nos pacientes com dieta enteral.
Discussão
A TND é importante para a recuperação do estado nutricional do paciente acamado. A possibilidade de disponibilizar aos pacientes suplementação nutricional assim como espessante alimentar, é um avanço valoroso para a saúde pública.
Conclusão
A atuação do nutricionista no SAD possibilita ofertar cuidado nutricional necessário ao paciente impossibilitado em se deslocar até a unidade de saúde devido ao seu estado patológico.
Palavras Chave
TERAPIA NUTRICIONAL, SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS, SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR.
Área
Terapia nutricional domiciliar
Instituições
Policlínica Laudila Maria Schuster Stolf - Santa Catarina - Brasil
Autores
SUSANE FANTON, TALITA POLLi RAMOS, VANESA STOLF, JOZIANE NAIARA THOROW, EVANIR ABREU