Dados do Trabalho
Título
A IMPORTANCIA DO PROTOCOLO ASSISTENCIAL DE ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL NA ONCOLOGIA
Introdução
A desnutrição é um fator frequentemente identificado no paciente oncológico, devido às alterações metabólicas causadas pela doença e pelo tratamento onco especifico, sendo fundamental o acompanhamento nutricional do paciente durante o tratamento.
Objetivos
Proporcionar aos pacientes oncológicos a adequada assistência nutricional, bem como identificar sinais e sintomas de potencial impacto na qualidade nutricional e de vida do paciente, visando a educação e orientação quanto à implementação da terapia nutricional durante o tratamento oncológico.
Método
través do Protocolo de Acompanhamento Nutricional, os pacientes foram avaliados em 3 momentos distintos: T1, início do acompanhamento nutricional (antes de iniciar quimioterapia); T2, no meio do tratamento; e T3, ao final do tratamento. Utilizou-se a Ficha de Avaliação Nutricional Subjetiva Global Preenchida pelo Próprio Paciente (ASG-PPP), considerada padrão ouro para avaliação nutricional do paciente oncológico para a coleta das informações. Foram geradas escores de pontuações: 0-1, sem necessidade de intervenção no momento; 2-3 – educação do paciente; 4-8 –intervenção pela nutricionista, enfermeiro ou médico; e 9 ou mais – necessidade crítica de melhora no manejo da condição clínica do paciente.
Resultados
Um total de 123 pacientes foram avaliados entre julho/2020 a julho/2021. A média de idade foi de 61,2 (17-93) anos. Ao se avaliar os resultados, observou-se que 39,3% dos pacientes apresentaram melhora do estado nutricional do T1-T2; 52,7% do T2-T3; e 41,8% do T1-T3.
Conclusão
o acompanhamento nutricional ao longo do tratamento proporciona aos pacientes uma melhor adequação do seu estado nutricional, reduzindo-se a criticidade do quadro clínico do paciente e necessidade de intervenções assistenciais.
Palavras Chave
NUTRIÇÃO; ASGPPP; ONCOLOGIA; TERAPIA NUTRICIONAL.
Área
Nutrição em pacientes com câncer
Autores
LUIZA VEDANA CAUZ, FRANCINE DARTORA