Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

ANGULO DE FASE PADRONIZADO E SUA RELAÇAO COM A COMPOSIÇAO CORPORAL EM MULHERES SUBMETIDAS A CIRURGIAS ELETIVAS

Introdução

O estado nutricional exerce importante influência na evolução clínica de pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos. O ângulo de fase padronizado (AFP), obtido por meio da bioimpedância elétrica (BIA), indica as alterações funcionais na membrana das células e pode ser um bom preditor do estado de saúde, auxiliando o nutricionista no correto diagnóstico nutricional.

Objetivos

Relacionar o AFP com a composição corporal em mulheres submetidas à cirurgia eletivas.

Método

Trata-se de um estudo transversal realizado com 22 mulheres submetidas à cirurgias eletivas. A composição corporal foi avaliada por meio de bioimpedância (BIA Inbody®) portátil, tetrapolar, seguindo as recomendações de jejum e preparo geral do paciente 24 horas antes do exame. O AFP foi obtido a partir do ângulo de fase corrigido por idade e sexo. Para fins de análise dos dados, aplicou-se o teste de correlação de Pearson, considerando o nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%.

Resultados

As participantes apresentaram média de idade de 50,11±10,73 anos. Entre as mulheres avaliadas, verificou-se predominância de setorectomia (50%; n=11), seguido de histerectomia (18,2%; n=4). Os valores médios de gordura corporal e massa muscular foram de 37,45±3,75% e 35,16±8,81kg, respectivamente. O ângulo de fase médio foi de 5,93 ± 0,83 graus e o AFP foi -1,76 ± 0,80 (Xc/R), indicando que as mulheres estavam fora de risco nutricional (63,6%; n=14). A análise estatística mostrou correlação positiva e moderada entre AFP e massa muscular esquelética (r=0,471; p=0,027). Esses dados confirmam o estado nutricional adequado e a massa muscular preservada nas pacientes incluídas neste estudo. À medida que a massa muscular esquelética aumenta, também aumenta a medida do AFP, indicando que as membranas celulares estão intactas e com funcionalidade adequada.

Conclusão

O ângulo de fase padronizado está relacionado ao percentual de massa muscular esquelética nas participantes deste estudo, sugerindo estado nutricional e capacidade funcional adequados, com consequente bom prognóstico no pós-operatório.

Palavras Chave

COMPOSIÇÃO CORPORAL; MASSA MUSCULAR; CIRURGIA.

Área

Avaliação Nutricional

Autores

MAÍSA GUIMARÃES SILVA PRIMO, MARIA SHELDA DE OLIVEIRA NERES, GILMAIRA DOS SANTOS SILVA, NÍSIA CAROLINA DAMACENA BEZERRA, NAIRA FIGUEIREDO AGUIAR, GILMARA PÉRES RODRIGUES