Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA AFERIÇAO DE CIRCUNFERENCIA DE PANTURRILHA NO DIAGNOSTICO NUTRICIONAL DE IDOSOS INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Introdução

O processo de envelhecimento acarreta alterações fisiológicas, dentre elas a composição corporal. Visto esse quadro, o principal desafio nutricional se relaciona a uma nutrição inadequada, seguida de perda ponderal, ocasionando redução de massa corporal e/ou de massa muscular. A sarcopenia, caracterizada pela perda atípica de massa e funcionalidade está associada a desabilidades nos idosos, causando dependência, quedas e mortalidade. Neste cenário, a avaliação nutricional se torna um fator determinante no processo de identificação do diagnóstico precoce no indivíduo idoso.

Objetivos

Avaliar impacto da aferição de circunferência de panturrilha (CP) no diagnóstico nutricional de idosos internados em unidades de terapia intensiva.

Método

Estudo retrospectivo realizado com dados de prontuário de 126 pacientes, ambos os sexos, maiores que 60 anos, com internação em UTI, de janeiro a abril no ano de 2023, em um hospital privado de São Paulo. Os paciente foram avaliados conforme protocolo institucional, com realização da avaliação objetiva conforme risco nutricional identificado em ferramenta de avaliação nutricional subjetiva.

Resultados

A amostra foi composta por 126 pacientes, com idade entre 60 e 101 anos, com período de internação acima de 48 horas. Segundo diagnóstico nutricional conforme Índice de Massa Corporal (IMC), por OMS-2017, 27 pacientes apresentaram baixo peso, 47 peso adequado e 25 excesso de peso. Foi realizada aferição de CP em 65 pacientes elegíveis, sendo as principais causas de não aferição quando indicação, presença de compressor pneumático, edema e cuidados paliativos exclusivos. Com relação ao diagnóstico nutricional pela CP conforme Barbosa e Silva-2016, 45 pacientes apresentaram baixa massa muscular e 20 adequada massa muscular. Dos 20 pacientes com CP adequada, 100% tinham diagnóstico pelo IMC peso adequado ou excesso de peso. Dos 45 pacientes com CP abaixo da referência, apenas 51% apresentavam diagnóstico de baixo peso, enquanto 40% apresentavam peso adequado e 9% apresentavam excesso de peso.

Discussão

A mensuração do risco nutricional em idosos através da análise conjunta dos métodos existentes auxiliam no correto diagnóstico nutricional. A avaliação antropométrica, especificamente avaliação da CP e IMC, como parte da avaliação nutricional para identificação do estado nutricional do paciente idoso, bem como sua composição muscular, é um método de fácil aplicabilidade e de baixo custo.

Conclusão

Os dados analisados evidenciam a importância da aplicação de diferentes ferramentas para identificação do estado nutricional em pacientes idosos. A avaliação da circunferência da panturrilha, pode ser útil, tanto na identificação, como no acompanhamento de diminuição de massa muscular, no acompanhamento de perdas corporais e na identificação precoce de sarcopenia.

Palavras Chave

UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA; AVALIAÇÃO NUTRICIONAL; COMPOSIÇÃO CORPORAL; MASSA MUSCULAR; SARCOPENIA

Área

Nutrição no envelhecimento

Instituições

HOSPITAL 9 DE JULHO - São Paulo - Brasil

Autores

CAMILA KAMLA MARTINATTI, BRUNA RODRIGUES VILA NOVA, TATIANE MAYUMI HIGASHI, PALLOMA DOS SANTOS BRITO